Empresas familiares podem ter desempenho superior

11/04/2013

A polêmica da gestão de uma empresa familiar gera defensores que acreditam que esta é um tipo de organização ideal para o nascimento de novos empresários no mercado, enquanto outros a condenam por ser um modelo obsoleto predestinado a conflitos trabalhistas e pessoais.

Estudos realizados no Brasil e no exterior pela Pricewaterhouse Coopers (PwC) mostram que aproximadamente 80% das empresas familiares brasileiras obtiveram crescimento em 2011, enquanto a porcentagem no âmbito mundial limitou-se a 65%. E a tendência é aumentar: das empresas familiares brasileiras, 96% estão confiantes que vão crescer de forma rápida nos próximos cinco anos.

Embora haja dificuldades como conflitos familiares e disputas entre herdeiros na hora da sucessão, as empresas controladas por famílias demonstram vantagens no momento de tomada de decisões, continuidade de princípios e valores adotados pela companhia, interesses comuns e a confiança entre os gestores.

Empresas como Dudalina, Pão de Açúcar, Viação Garcia, Heineken, Peugeot e Magazine Luiza são exemplos de como descendentes podem fazer um ótimo trabalho na condução próspera dos negócios da família, tanto quanto seus antecessores.

Apesar da complexidade de lidar com questões relativas a negócios, família e sucessão, não significa que empresas familiares estejam fadadas ao insucesso. Pelo contrário, elas, podem sim dar certo e, saber que estes problemas serão enfrentados, garante mais tempo para preparar uma sucessão com êxito. Além disso, uma assessoria jurídica também pode auxiliar a companhia a se preparar para as mudanças advindas da sucessão.

Fonte: http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/gestao-motivacao/43/artigo259487-1.asp


COMPARTILHE


  • Londrina

    Avenida Madre Leonia Milito 1377 sala 2909
    Palhano Premium - Bela Suíça | 86050-270 - Londrina - PR - Brasil
    Tel. +55 43 3377 6500MAIS INFORMAÇÕES

Grassano & Associados Advocacia Empresarial - Copyright © 1994-2024 - Todos os direitos reservados.