Como funcionam os processos de fiscalização do MTE

02/04/2013

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o órgão responsável pelos processos de fiscalização das empresas para garantia do cumprimento das leis trabalhistas. E as empresas que atuam na prevenção e adoção de medidas visando à adequação legal, sem dúvida reduzem o risco de autuações.

Após efetuar a fiscalização, que pode ser tanto documental como in loco –presencialmente, o MTE pode lavrar Auto de Infração desde que constatada irregularidade no cumprimento da legislação.

Nestes casos, as empresas podem apresentar defesa administrativa ao órgão num prazo de 10 dias a partir da data do recebimento da autuação. O objetivo é demonstrar a inconsistência do Auto, ou seja, apresentar argumentos e fatos que evidenciem a regularidade da empresa perante os aspectos legais apontados no Auto.

Após a apresentação da defesa, a mesma será analisada por dois auditores do MTE em São Paulo ou Curitiba, variando de acordo com a região da autuação.

Se a defesa for provida pelo órgão, a empresa fica isenta do pagamento da multa. Por outro lado, se o julgamento da defesa considerar que os argumentos apresentados são insuficientes para afastar o Auto, o MTE enviará à empresa uma notificação com multa administrativa.

Assim que receber a notificação, a empresa tem duas opções: apresentar recurso que será analisado por uma instância superior do mesmo órgão, localizada em Brasília, ou renunciar à apresentação deste recurso e efetuar o pagamento da multa com desconto de 50% de desconto sobre o valor total.

Caso o recurso seja considerado improcedente, a empresa estará sujeita a pagar a multa, com valor corrigido em 30%.

E ainda, na hipótese de pagamento de multa, as empresas renunciam seu direito de discutir as medidas que adotaram para adequação da lei, e arcam com a evasão financeira.

Por isso, recomenda-se a prevenção como melhor medida para redução de passivo e minimização de riscos.


COMPARTILHE


  • Londrina

    Avenida Madre Leonia Milito 1377 sala 2909
    Palhano Premium - Bela Suíça | 86050-270 - Londrina - PR - Brasil
    Tel. +55 43 3377 6500MAIS INFORMAÇÕES

Grassano & Associados Advocacia Empresarial - Copyright © 1994-2024 - Todos os direitos reservados.