A logística do agronegócio no Brasil e sua dificuldade contemporânea

24/04/2013

Atualmente diversas empresas envolvidas no agronegócio enfrentam um grande problema: o caos logístico.  Em recente entrevista dada ao site G1, Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, “expert” no agronegócio, afirma que o caos logístico deve perdurar pelas próximas safras.

Ele aponta que não há o que se fazer para essa problemática, que está ligada a insuficiência de meios de transporte capazes de escoar a safra até o porto, ou seja, nenhuma medida emergencial será capaz de reverter o quadro atual deste sistema.

O ex-ministro também expõe sua indignação e informa que é inadmissível que caminhões fiquem parados até três dias, e navios parados até dois meses, mas também não aponta uma solução concreta e eficaz para o caso.

O tema também está sendo discutido e estudado pelo Governo Federal, mas não existem soluções imediatas, tendo em vista a complexidade da situação. O desafio é grande, pois é preciso transportar 81 milhões toneladas de soja, além de outras 73 milhões de toneladas de milho e mais 28 milhões de toneladas de outros grãos para os centros de consumo e portos de exportação da safra de 2013.

Para ajudar há a nova Lei que regulamentou a jornada de trabalho dos caminhoneiros, que para a Associação Brasileira do Agronegócio - Abag, aprofunda o desequilíbrio entre oferta e demanda por serviços de transporte e modifica toda a execução de trabalho destes profissionais.

O diretor executivo da Abag, Eduardo Soares de Camargo, informou que o produtor brasileiro reclama da logística e com razão. “Eles estão insatisfeitos com o custo de frete, os impostos, a demora dos navios para poder embarcar as mercadorias e a falta de investimentos em ferrovias, rodovias e hidrovias.”

Conclui-se que as medidas para obtenção da solução deste problema, como por exemplo, a construção de ferrovias, rodovias, hidrovias e até mesmo os portos secos, não podem ser realizadas e efetivamente concretizadas apenas pela iniciativa privada, mas devem contar também com o apoio Governo Federal, com o planejamento de medidas especiais para diminuir impactos e prejuízos.

As medidas devem ser tomadas com caráter de urgência, visto que os prejuízos para as empresas do ramo do agronegócio são milionários, e o impacto na economia é cada vez maior.

Assim, diante da situação colocada, indaga-se, até quando irá perdurar o caos logístico?

Fontes: http://www.abag.com.br/index.php?mpg=03.02.00&acao=ver&id=284&pg=0

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/04/caos-logistico-no-brasil-deve-persistir-diz-roberto-rodrigues.html


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