Ibama Regulamenta Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos

01/03/2013

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305 de 2010, possui instrumentos de controle de atividades relacionadas a resíduos, como o Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos (CNORP), que se trata de um cadastro das pessoas jurídicas que operam com resíduos perigosos, em qualquer fase do seu gerenciamento.

O CNORP foi regulamentado em janeiro deste ano através da Instrução Normativa Ibama nº 01/2013 e sua inscrição observará os seguintes critérios:

- A inscrição prévia do gerador ou operador de resíduos perigosos no Cadastro Técnico Federal;

- A indicação do responsável técnico pelo gerenciamento dos resíduos - perigosos, de seu próprio quadro de funcionários ou contratado, devidamente habilitado;

- A prestação anual de informações sobre a geração, a coleta, o transporte, o transbordo, armazenamento, tratamento, destinação e disposição final de resíduos ou rejeitos perigosos.

Portanto, para fins de cadastramento dos Operadores de Resíduos Perigosos, é necessário que a pessoa jurídica esteja inscrita no Cadastro Técnico Federal (CTF), uma vez que ambos serão integrados.

Quanto à prestação de informações, esta seguirá obrigatoriamente os prazos e periodicidade previstos para o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras. No campo dos Relatórios de Atividades da Lei 10.165 foi inserida a opção “Resíduos Sólidos” para cadastramento dos operadores.

Fonte: http://www.ibama.gov.br/


COMPARTILHE


  • Londrina

    Avenida Madre Leonia Milito 1377 sala 2909
    Palhano Premium - Bela Suíça | 86050-270 - Londrina - PR - Brasil
    Tel. +55 43 3377 6500MAIS INFORMAÇÕES

Grassano & Associados Advocacia Empresarial - Copyright © 1994-2024 - Todos os direitos reservados.