Inversão de Papéis: Abuso ao Direito de Reclamar

01/10/2013

O registro de reclamações em redes sociais, bem como em sites especializados, tornou-se uma importante ferramenta aos consumidores, pois viabilizam maior acesso à informação e dão às empresas a oportunidade de solucionar voluntariamente os problemas causados por seus produtos e serviços.

Contudo, não foi o que ocorreu em um caso no Distrito Federal. Determinado consumidor fez o curso de designer gráfico, durante dois meses, avaliando o mesmo de forma satisfatória, junto à SOS Educação Profissional, que oferece cursos de informática, inglês e administração. Ao término do curso, requereu o ressarcimento do valor pago, utilizando palavras ofensivas aos funcionários da empresa.

De imediato a empresa recusou-se a prestar o ressarcimento, tendo o consumidor registrado queixa junto ao Procon/DF, bem como ao site “Reclame Aqui”, sustentando a emissão de propaganda enganosa e falta de cumprimento do contrato.

A SOS Educação Profissional apresentou provas, onde o consumidor foi aprovado com média satisfatória, não havendo nenhuma reclamação durante o curso, o qual foi finalizado há mais de três anos.

Nesse sentido, o consumidor foi condenado a indenizar a empresa no valor de R$ 9 mil, com juros e correção monetária.

De modo geral, sabe-se que o Código de Defesa do Consumidor visa reequilibrar a relação de consumo, fornecendo ao consumidor subsídios para a defesa de seus interesses, além de proibir práticas abusivas e prejudiciais.

Contudo, há que se ressaltar que os fornecedores de serviços também podem ser lesados, em vista da generalização do caráter de hipossuficiência do consumidor, que na maioria dos casos ensejam sérios inconvenientes às empresas, devendo responder por tais atos.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/consumidor-no-df-condenado-pagar-9-mil-por-abuso-no-direito-de-reclamar-10119405#ixzz2g6Xap3SZ


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