Frigoríficos serão alvos de fiscalizações do MTE e MPT

15/04/2013

Em março de 2013, o Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), convocou Audiência Pública no Estado do Paraná, a fim de apresentar a Norma Regulamentadora nº. 36 do MTE (NR-36) para as empresas do ramo frigorífico.

Nesta audiência pública, que é uma reunião feita entre órgãos da Administração Pública e a sociedade em geral, o MPT em conjunto com o MTE, expos a NR-36, que dispõe especificamente sobre Medicina e Segurança do Trabalho para Frigoríficos de todo Brasil, com atividades relacionadas ao preparo e cortes de carnes bovinas, suínas e aves em geral.

A NR-36 - embora já totalmente redigida pelo MTE - ainda não está vigente, ou seja, ainda não foi publicada e não está gerando efeitos, entretanto, segundo informações do MPT, sua vigência tem previsão para começar no mês de setembro/2013.

Outro ponto destacado nesta Assembleia foi que o MPT organizou um projeto nacional que tem por objetivo a fiscalização dos Frigoríficos de todo o Brasil. Este projeto já está em andamento nas empresas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo que aproximadamente 50% dos frigoríficos já foram fiscalizadas e as próximas empresas a serem fiscalizadas são as do Paraná.

Nestas fiscalizações o MPT envia previamente notificações recomendatórias às empresas, sugerindo que estas adotem condutas que possibilitem a adequação de seus ambientes de trabalho às exigências na NR-36.

Dentre os principais pontos apresentados na NR-36 cita-se como exemplo, a adoção de assentos (com descanso para braços e costas) para pausas durante a jornada; câmaras frias, que deverão conter sistema para evitar aprisionamento; e adequação das alturas dos estrados de acordo com o tipo de trabalho do colaborador na linha de produção.

Neste sentido, observa-se que a atuação conjunta do MPT e MTE otimiza as fiscalizações, o que pode levar a um aumento de autuações, formalização de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e, eventualmente, ajuizamento de Ações Civis Públicas.

Portanto, todo este cenário demonstra a necessidade de maior observância dos Frigoríficos no tocante às normas de Segurança e Medicina do Trabalho.

Fonte: Ministério Público do Trabalho – Audiência Pública 07/03/2013 – Projeto Nacional de Fiscalização de Trabalho em Frigoríficos


COMPARTILHE


  • Londrina

    Av. Higienópolis, 1601 - 17º. Andar
    86015-010 - Londrina - PR - Brazil
    Phone +55 43 3377 6500
    Fax. +55 43 3377 6594More Information

Grassano & Associados Advocacia Empresarial - Copyright © 1994-2024 - Todos os direitos reservados.