Empresas Familiares: Como sobreviver às próximas gerações?

11/10/2012

Fundar uma empresa familiar não é tarefa fácil, porém, mantê-la pode ser menos ainda. Segundo dados do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que 70% das empresas familiares não atingem a sua segunda geração, e menos de 10% chegam à terceira. O número é preocupante visto que as empresas familiares são responsáveis por aproximadamente metade do Produto Interno Bruto nacional (PIB).

Com isso, o que fazer para sua empresa sobreviver às próximas gerações? Qual é o segredo? Para Univates Veloni Salvi, economista e professor, “o segredo [...]é harmonizar os interesses, principalmente os econômicos, do negócio, que são os que mais geram conflitos”. Isso gera confiança.

John Davis, professor da Harvard Business School, enfatiza a necessidade dos proprietários de negócios familiares respeitarem o profissionalismo e valorizarem a boa gestão, deixando de lado o favoritismo aos membros da família. As funções dos familiares não devem estar atreladas ao seu papel dentro da família, mas sim a sua capacidade profissional.

Já para Joseph Astrachan, professor da Universidade americana Kennesaw State University, o segredo do sucesso das empresas familiares está na comunicação. As famílias devem investir em comunicação aberta e honesta e reforçar os valores da empresa para as próximas gerações.

Confiança, profissionalização, comunicação, modernização, manutenção da gestão, são alguns requisitos para a sobrevivência de uma empresa familiar, mas o essencial é o planejamento.

As empresas familiares precisam planejar estrategicamente e prever sucessão que garanta a sobrevivência dos negócios quando for necessário o afastamento de seu fundador.  Muitas empresas não planejam a sucessão, e no momento da transição correm o risco de se depararem com herdeiros despreparados, interesses divergentes, conflitos familiares, etc.

Portanto, um planejamento jurídico sucessório estruturado e delineado é o recurso garantidor da sobrevivência da empresa por várias gerações.      

Beatriz B. Nóbile, Laura G. Pedalino e Polyanna L. Barbosa


COMPARTILHE


  • Campinas

    Rua dos Alecrins , 914. Conj. 205/206,
    Cambuí - 13024-411 Campinas - SP - Brasil
    Tel. +55 19 2513 0416MAIS INFORMAÇÕES
  • Londrina

    Rua: João Gilberto Santos nº 320
    86047-150 - Londrina - PR - Brasil
    Tel. +55 43 3377 6500
    Fax. +55 43 3377 6594MAIS INFORMAÇÕES

Grassano & Associados Advocacia Empresarial - Copyright © 1994-2017 - Todos os direitos reservados.