Sucessão Familiar ou Profissional: qual a melhor opção para sua empresa?

10/10/2012

Um dos fatores mais importantes para o sucesso dos negócios é a atração e retenção de bons profissionais. Nas empresas familiares, esta questão possui maior relevância, pois num universo tão competitivo, a companhia precisa pensar na profissionalização dos herdeiros para garantir sua sobrevivência no mercado.

No entanto, uma das grandes falhas dessas empresas é não possuir um planejamento sucessório, e deixar para pensar a respeito apenas quando o fundador não possui mais condições de exercer suas atividades. O planejamento pode garantir ao patriarca o sucesso de seu investimento e ainda a transferência aos herdeiros de forma econômica e eficaz, garantindo assim, a continuidade da empresa.

O planejamento sucessório possibilita ao fundador optar pela melhor forma de sucessão para sua empresa: familiar ou profissional. Cada uma delas possui suas vantagens, e, realizando uma análise das condições atuais da empresa, é possível decidir qual delas se encaixa ao perfil da companhia.

Na sucessão familiar os cargos são ocupados pelos próprios herdeiros, e muitas vezes, estão atrelados ao papel que aquele desenvolve no núcleo familiar, e não a sua capacidade profissional. Em geral, essa opção assegura a permanência das características e peculiaridades da empresa. Em contrapartida, podem ocorrer disputas de poder entre os sucessores, ou, ainda, um membro despreparado ou desinteressado pode acabar ocupando um cargo que não deseja.

Já a sucessão profissional permite aos sócios elegerem profissionais do mercado para ocupar cargos diretivos, e ainda, controlar a participação dos membros da família na forma de um conselho administrativo. Essa modalidade traz uma facilidade de introdução de pessoas experientes no ramo e flexibilização na hora da demissão dos cargos. No entanto, os executivos não estão totalmente atrelados aos princípios familiares que moldam a empresa.

Independentemente da opção escolhida, é imprescindível planejar. Segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Oswaldo Santos “A tarefa do fundador é desenvolver uma ideologia estável e coerente. Essa é a base para a construção de uma sólida hierarquia de valores que nortearão as gerações futuras e perpetuarão os negócios familiares”.

Qual a melhor forma de sucessão para a sua empresa?

Beatriz B. Nóbile e Polyanna L. Barbosa


COMPARTILHE


  • Campinas

    Rua dos Alecrins , 914. Conj. 205/206,
    Cambuí - 13024-411 Campinas - SP - Brasil
    Tel. +55 19 2513 0416MAIS INFORMAÇÕES
  • Londrina

    Rua: João Gilberto Santos nº 320
    86047-150 - Londrina - PR - Brasil
    Tel. +55 43 3377 6500
    Fax. +55 43 3377 6594MAIS INFORMAÇÕES

Grassano & Associados Advocacia Empresarial - Copyright © 1994-2017 - Todos os direitos reservados.